No Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado nesta terça-feira (09/12), Câmara Municipal ressalta avanços em transparência, LGPD, compliance e organização administrativa.
CARLOS DE LIMA NETO JUNIOR (JUNINHO LIMA)
09/12/2025
//
A Câmara Municipal de Deodápolis marcou o Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado nesta terça-feira (09/12), destacando ações realizadas ao longo de 2025 para fortalecer a integridade pública e ampliar a transparência. Sob a presidência do vereador Juninho Lima, o Legislativo afirma que a prevenção a práticas irregulares tem orientado uma série de melhorias internas.
Entre os resultados divulgados, o Legislativo recebeu a validação do Selo Ouro de Transparência pela Atricon, atingindo 85,38% no Programa Nacional de Transparência Pública. A certificação avalia critérios como a divulgação de dados prioritários, o acesso às informações e o atendimento às exigências legais.
A Controladoria também informou avanços importantes na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), integrada às ações de compliance realizadas ao longo do ano. As medidas incluem a revisão de fluxos, padronização de rotinas e reforço na segurança das informações pessoais tratadas pelo órgão.
Outro destaque é o trabalho da Comissão de Transparência, que atuou na organização de documentos, sistematização de informações e estruturação de relatórios internos, com foco em garantir maior clareza, rastreabilidade e alinhamento dos procedimentos administrativos.
Além disso, a Câmara ampliou atualizações no portal da transparência e aprimorou controles internos, tornando o acesso a dados públicos mais simples e eficiente para a população.
Segundo a presidência da Casa, as medidas refletem o compromisso do Legislativo com uma gestão clara e responsável. Novas ações devem ser implementadas em 2026 para fortalecer ainda mais a cultura de integridade e os mecanismos de prevenção a irregularidades.